domingo, 7 de julho de 2013

Teste da Mamãe, por que fazer!


O Teste da Mamãe é considerado uma revolução na rede de saúde pública, tendo em vista que permite aos profissionais de saúde tomarem providências para evitar a transmissão das doenças ou sequelas nos bebês, além de possibilitar tratamento às gestantes. O  exames deve ser realizado no primeiro trimestre (até três meses ) de gestação. E na 32 semana de gestação, é preciso retornar à unidade de saúde e coletar material para a segunda fase dos exames.
Os procedimentos diagnosticam doenças como a Toxoplasmose, Citomegalovírus, Sífilis, Hepatite B e C,Aids, HTLV I e II, e Doença Falciforme (Hemoglobinopatia). O Teste da Mamãe é considerado uma revolução na rede de saúde pública, tendo em vista que permite aos profissionais tomarem providências para evitar a transmissão das doenças ou sequelas nos bebês, além de possibilitar o tratamento das gestantes.
        Todas as alterações detectadas no pré-natal são passíveis de tratamento, controle ou melhoria da qualidade de vida ou sobrevida, desde que detectadas no início da gravidez.
O exame, que é muito simples, é armazenado em papel filtro e enviado para o laboratorio, onde é realizado o diagnóstico das doenças por meio de um processo totalmente automatizado. Caso o resultado seja positivo em alguma das doenças, a gestante faz outro exame para confirmar o diagnóstico. Se for confirmada alguma patologia, a mamãe recebera acompanhamento nas unidades de   referência .

 Seja responsá-vel com a vida de seu filho, não deixe de fazer o Teste da Mamãe.
     


12 comentários: