A febre do Oropouche (FO) é uma doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim, polvinha ou mosquito-pólvora, entre outras denominações.
A doença é considerada uma arbovirose, assim como a dengue e a chikungunya, por exemplo. Esse grupo de doenças têm como característica serem causadas por vírus e transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos.
E essa doença é nova?
Não! A febre do Oropouche não é uma doença nova, mas o vírus, que era mais comum na região Norte, está atingindo outros estados, como o Ceará.
Quais são os sintomas?
Os mais comuns são febre, dor de cabeça e dores musculares. Porém, tontura, dor atrás dos olhos, calafrios, fotofobia (intolerância à luz), náuseas e vômitos também podem aparecer.
Os sintomas duram de dois a sete dias e são semelhantes aos de outras arboviroses, como a dengue. Por isso, o diagnóstico precisa ser feito por meio de exame laboratorial.
E se eu estiver com sintomas?
Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
Este atendimento é importante para a investigação laboratorial do caso e, se confirmado, para a notificação da Vigilância em Saúde.
A febre Oropouche pode matar?
Sim, a febre oropouche pode ser fatal.
Imagem do mosquito maruim
Por Eliomar Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário