quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dicas e maneiras de evitar a gravidez na adolescencia

                       Dicas e maneiras de evitar a gravidez na adolescencia

A cada dia, o número de adolescentes grávidas aumenta ainda mais. Mas, o que fazer ara que esses números diminuam? A prevenção é a resposta a essa pergunta.
Há várias maneiras de prevenir uma gravidez muitas vezes indesejada. Uma delas, que é bem acessível a todos, são os preservativos de látex, as famosas “camisinhas”. Não importa se você as comprou em uma farmácia ou adquiriu-as gratuitamente em um posto de saúde, a eficácia é a mesma. Além de evitar a gravidez, o preservativo ainda ajuda a proteger sua saúde, evitando a transmissão de DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis – como a AIDS, a sífilis e a gonorreia, por exemplo.
Outra forma bastante confiável de se evitar a gestação na adolescência, são os comprimidos anticoncepcionais. Há no mercado atual, uma grande variedade de anticoncepcionais, de várias marcas e laboratórios. Mas lembre-se: antes de comprar uma cartela de anticoncepcional, visite seu ginecologista e ele lhe dará mais informações, tirando assim todas as suas dúvidas e receitando-lhe o mais adequado. Vale lembrar que além de comprimidos, os anticoncepcionais podem ser ministrados em forma de injeção. Este possui duas “versões”: mensal e trimestral. A diferença entre os dois é que no trimestral você não menstrua e ocorre a retenção do líquido, aumentando o apetite e também ocorre um aumento no peso, o outro é o mensal que é usado mensalmente em uma única injeção e a pessoa menstrua normalmente, e a retenção de líquido pode ou não ocorrer, dependendo do organismo da paciente.
Para as mulheres mais “esquecidas”, há o DIU – Dispositivo Intrauterino – que serve como uma espécie de barreira para que o esperma não chegue ao óvulo durante a relação sexual. É tão eficiente quanto a pílula e os dispositivos mais modernos duram de cinco a dez anos no organismo da mulher. São colocados dentro do útero pelo médico e é necessário que a mulher faça controle periódico do DIU. Sua colocação dá-se no consultório médico com todas as técnicas de antissepsia em um procedimento que leva em média cinco minutos e que causa certa dor ou desconforto semelhante à cólica. Atualmente usados são à base de fios de cobre que destroem os espermatozoides dentro do útero, não permitindo, portanto, a fecundação do óvulo.
 Uma coisa  que a jovem que cair em tentação e não reistir aos desejos ou curiosidades fatos comum na adolecência essas jovens devem sempre prestar atenção no penes do garoto se ele está usando camisinha. Muitas garotas alegam ter vergonha de olhar ou pegar e isso acaba levando a uma GRAVIDEZ ou DST, fiquem atentas e voces garotos se liguem, isso é coisa seria valeu.

Um comentário: