quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Riscos da gravidez na adolescencia

                    Riscos da gravidez na adolescencia
A gravidez na adolescência é um problema mundial, pois atinge principalmente a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes uma gravidez não planejada. Meninas muito novas engravidam e na verdade ainda são verdadeiras crianças para terem filhos, os corpos ainda estão em formação não estão prontos pra uma gravidez, que pode prejudicar muito a vida dessas meninas no futuro e ao mesmo tempo ocorrerem diversos riscos na hora do parto. O corpo na idade perfeita para ter filhos é  de 20 a 34 anos de idade.
Antigamente as mulheres tinham filhos quando eram muito novas também, mas era dentro do casamento, coisa que hoje não é mais assim, as meninas engravidam fora do casamento e são praticamente obrigadas a morar junto, mas isso não é o pior motivo, meninas que engravidam num período muito próximo ao de sua primeira menstruação podem ter vários riscos de gestação devido à imaturidade da vascularização uterina, causando partos prematuros ou uma placenta insuficiente, pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal, etc.
Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, e adolescentes não tem abertura como de uma mulher adulta, fazendo que o parto seja uma cesariana causando mais riscos ainda a uma jovem menina. Uma gravidez na adolescência indesejada causa transtornos emocionais e econômicos para os núcleos familiares onde ocorre. Pouco conhecimento e uma grande parte de desejo e impaciência são as verdadeiras causas para uma gravidez na adolescência não planejada. Na adolescência o corpo da garota ainda está em desenvolvimento constante, o que significa não ser apropriada uma gravidez mesmo planejada. O início precoce da vida sexual e a falta de usos dos métodos anticoncepcionais fazem do casal adolescente vítima de uma gravidez indesejada e problemas econômicos e emocionais no futuro próximo.
O pai de uma adolescente que engravida, a primeira coisa que vem a cabeça é o casamento dos dois. Antigamente as meninas se casavam muito cedo, conseqüentemente tinham filhos enquanto era adolescente. Os riscos da gravidez na adolescência são diversos e variados conforme a situação de cada casal e família. Se o casal tiver uma vida financeiramente normalizada, a preocupação com a gravidez diminui e a possibilidade de que tudo corra bem é quase garantida, além do futuro do bebê depender disso.
Já para casais de classe baixa, uma gravidez indesejada pode ser o inicio dos mais temidos problemas na vida do ser humano. Com o abandono dos estudos e a falta de conhecimento para conseguir um emprego de boa qualidade, com um salário digno é o problema mais dramático. Se você ainda não é mãe e não quer se tornar uma por enquanto. Aconselho a ter paciência na vida sexual ou primeiramente marcar uma consulta com seu médico e pedir todas as informações necessárias para evitar uma gravidez indesejada na adolescência. Não tenha vergonha de comentar isso com sua mãe. Ela é a melhor pessoa para lhe dizer o que te espera no mundo lá fora e como a vida hoje em dia está difícil.

Um comentário:

  1. Espero que vcs jovens leia com bastante atenção e compartilhem com os amigos.

    ResponderExcluir