sábado, 24 de maio de 2014

OSTEOPOROSE

Osteoporose ( osso poroso) é uma doença óssea caracterizada por baixa regeneração e/ou rápida degeneração óssea, gerando ossos pouco densos e frágeis. É duas vezes mais comum em mulheres do que em homens e mais comum após os 50 anos. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteçam fraturas espontâneas ou por trauma físico. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. Os ossos humanos faz deposito de cálcio até por volta dos 28 a 35 anos de idade, dai em diante a tendência é que o esqueleto humano comece a perder a massa óssea.
 Se levarmos uma vida saldável na juventude com uma alimentação saldável e rica em cálcio e potássio... além disso é fundamental atividades físicas  pelo menos três vezes por semana e exposição ao sol por cerca de 20 minutos por dia, o sol é fundamental para o nosso organismo absorver a vitamina D  que ajuda nossos ossos a absorver o cálcio. Assim dificilmente teremos osteoporose na velhice.
 Os alimentos mais ricos em cálcio são: leite de origem animal e seus derivados. Leite de soja e seus derivados, folhas escuras como couves, espinafres... além das frutas cítricas como laranjas, limões... que ajudam na absorção do cálcio e no equilíbrio das substancias acidas e alcalinas no nosso organismo, evitando assim a perca de cálcio.
 
 FISIOLOGIA
 O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno do organismo. O estrógeno - hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade — ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. As mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrógeno caem bruscamente. Com isso, os ossos passam a incorporar menos cálcio (fundamental na formação do osso), tornando-se mais frágeis. Para cada quatro mulheres, somente um homem desenvolve esta patologia.

 SINTOMAS
    A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.
 Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens acima da idade dos 50 desenvolvem osteoporose. Ela é responsável por milhões de fraturas anualmente, a maioria envolvendo vértebras lombares, quadril e punho.


Quem se encontra em maior risco de desenvolver a doença são:
  • Mulheres após a menopausa;
  • Homens após os 65 anos;

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário